Certificar ou não certificar, eis a questão

Faz um tempão que eu não publico nada. Em parte porque o ultimo semestre da faculdade foi extremamente exaustivo. Em parte porque eu sou de uma preguiça monstruosa. O importante é que eu estou formado e com menos preguiça. Eu já falei uma vez que ia tentar manter uma constância de posts, então não vou me repetir, vou apenas fazer. Como diz uma amiga minha, “O melhor modo de dar o exemplo é ir na frente.”

“Cara, eu vi até aqui saber de CERTIFICAÇÃO. Será que você pode falar de algo que importe?”

Sem stress camarada, vamos nos adentrar no assunto. Se você trabalha com tecnologia já ouviu falar disso mais de uma vez. Uma certificação nada mais é que um “atestado” de qualidade que você recebe pelos seus conhecimentos em determinado assunto.

“Angeliski, eu não preciso disso cara. Eu sou [power-super-mega-hiper-hadouken] em programação.”

Ai que você se engana cara. Veja o seguinte cenário: Você trabalha numa empresa X e ganha bem, tem varias funções desempenha vários papéis e muita gente te procura porque tu “manja” das coisas. Mas decides que quer outro emprego e sai a procura, achando uma vaga na empresa Y. O emprego dos sonhos de qualquer um. Você manda seu CV com toda sua gama de conhecimentos e experiência, é chamado pra entrevista e chegando lá tem você e um cara mais novo, uns 10 anos. Alguns dias depois você recebe um contato informando que não foi selecionado pra vaga. Puxando uma conversa com o entrevistador você sutilmente pergunta porque não foi selecionado e obtém a seguinte resposta: “Você tinha todas as qualificações, mas pra essa vaga precisávamos de uma certificação [XPTO] que o outro candidato tinha.”

Isso é só um exemplo de porque a certificação é importante, um órgão coloca o selo de qualidade deles nos seus conhecimentos e isso conta muito no atual mercado de trabalho.

Além de um incremento no seu CV tirar uma certificação te leva a fazer uma coisa muuuiiito valida no ramo: estudar. Pra se certificar em algo é necessário se aprofundar no conteúdo, conhecer detalhes que numa primeira olhada passaram despercebidos. Você passa a não só a conhecer o assunto mas a dominar ele, de modo que seu trabalho fica mais conciso e eficiente.

Tirar uma certificação vai fazer o diferencial na sua carreira. Hoje estou em busca da minha OCJP 6! Quando eu conseguir eu dou um pulo aqui!

Duvidas? gostou? Me acha um idiota?

Comenta ai!!

Angeliski

Anúncios

Comenta ai !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s