Não faça o que o cliente pede

Uma das coisas mais interessantes do desenvolvimento de software é a entrega. Você não precisa ser um desenvolvedor, porque não tem nada igual a ver as coisas funcionando, ver o olho do cliente brilhando com o problema dele resolvido:

really?
O que é isso?

O problema é quando você entrega algo que o cliente pediu, que não tem nada a ver com aquilo que ele quer de verdade!

Vem comigo pensar sobre isso.

O Cliente tem sempre razão

Assim como todo o resto do planeta, eu já ouvi essa frase. E sim, ela tem sentido. O problema em fazer o que o cliente pede (pelo menos em desenvolvimento de software) é que ele não sabe explicar o que ele quer. Ele sabe o que ele quer resolver, mas não adianta você esperar ele dizer como resolver. 

ESSE É SEU TRABALHO!

Quando você faz exatamente o que o seu cliente pede, você perde a oportunidade de oferecer a melhor experiência para ele. Vamos ao exemplo!

Você tem uma tela de consulta de clientes. Nessa tela, quando você pesquisa, são exibidos os seguintes campos do cliente: Nome, Data de nascimento e telefone principal. Ai, seu cliente vem e pede:

“Cara, eu preciso urgentemente que essa consulta exiba o status do cliente. Só esses dados não tá legal.”

Você vai lá e coloca a coluna, dois palitos fazer isso, certo? Tá ai o problema.

Você parou para pensar em porque ele queria uma coluna com o status nessa tela? Se você simplesmente faz o que ele pede, você deixa de saber qual é o problema do cliente.

Investigue o problema do cliente

Sempre que o cliente solicita algo é fruto de um problema. Antes de fazer qualquer coisa, você precisa entender qual é o problema do cliente.

Vamos voltar no nosso exemplo, você resolve perguntar pro cliente porque ele quer aquela coluna de status.

“Acontece que nessa tela eu preciso verificar os clientes que estão inativos, para dar uma ligada pra eles, tentar uma reativação e tal. Essa coluna vai me ajudar a ver quem está inativo.”

Realmente, com a coluna ele vai conseguir ver quem ta inativo.

Só que o problema dele não é a falta de uma coluna, mas a falta de um filtro. Se ele tiver um filtro nessa tela, para só listar os inativos, ele não precisa de coluna nenhuma, vai ser ainda mais rápido, já que colocando um filtro, ele não vai precisar garimpar os clientes inativos na listagem.

O cliente quer uma solução

Quando o cliente solicita alguma coisa ele quer ver um problema solucionado. Ele está buscando a SUA expertise, o seu know-how, o seu borogodó cara!

Ele quer que você, no auge da sua sabedoria tecnológica traga uma proposta genial! 

Você pode fazer isso, mas precisa entender o negócio do seu cliente, entender como ele funciona e qual o problema que fez ele solicitar aquela demanda. Ele sempre vai ter uma sugestão de como fazer isso, mas simplesmente fazer o que ele pede é uma atitude que leva a mediocridade. Não me entenda mal, não é pra ignorar o que seu cliente fala, longe disso. A ideia é ouvir seu cliente, entender o problema dele e entender qual é a melhor solução que você pode entregar. Muitas vezes o que o cliente esta te dizendo, atende o que o ele quer, mas não quer dizer que é o melhor resolver esse problema, ou o que acontece frequentemente, é uma solução incompleta, o que resolve o problema ainda precisa ser refinado com base no entendimento do problema.

Não sai fazendo Jovem

Entender o problema e pensar na melhor solução é sem dúvida o caminho, mas cuidado! Antes de mais nada, você tem que lembrar que seu foco é o cliente. Não adianta sua solução ser a melhor do mundo se o seu cliente não aprovar ela. Valide a solução com o cliente antes de sair implementando algo diferente do que ele pediu.

Voltando ao nosso exemplo, vamos ver com o nosso cliente se ele gosta da ideia do filtro primeiro:

“Olha Goku, eu posso colocar a coluna de status. Mas não seria melhor se eu colocasse um filtro para você conseguir listas só os clientes inativos? Isso pode trazer mais agilidade para o seu time, já que eles não precisam procurar na lista os inativos”

Maybe
Parece bom…

Isso mesmo jovem, ele gostou. Agora sim, estamos 100% no caminho certo.

Um tempo depois (não muito, esperamos), você entrega aquele filtro sensacional, e consegue ver o cliente usando:

happy
Ficou sensacional!

Claro, isso é só o

Duvidas? gostou? Me acha um idiota?

Comenta ai!!
Angeliski

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