Comenta ai ! - Uma reflexão sobre a sua atividade na rede

Salve galera! Eu sei que eu fiquei um tempo sumido, mas uma maré de caos e desafios imundaram a minha vida do dia pra noite e eu tive que aplicar uma correria para dar conta de tudo.

Mas a boa notícia é que as coisas deve se normalizar daqui em diante!

Preguiça ficando feliz

E sobre o que vamos falar hoje?

Hoje eu quero trazer uma reflexão de como você deveria interagir mais na sua rede de conhecimento.

Entendendo o problema

A primeira parte é entender o que acontece. Pense no seguinte, você ai deve ler uma série de textos na internet, desde blogs sobre tecnologia, receitas, matérias sobre carro e por ai vai. Você diariamente (pelo menos eu espero que sim), acessa algum material que outra pessoa escreveu, dedicou um tempo a preparar e executar (esse texto é um exemplo disso). Vamos imaginar que você lê em média, dez artigos todo dia. Mas você já parou para contar, quantas vezes você agradece por aquele conteúdo?

Ham... Obrigado?

Isso mesmo, você não leu errado, eu disse agradecer. Seja com um comentário, seja compartilhando o conteúdo, seja adicionando um like/claps/up (ou qualquer outra coisa que indique que você apreciou aquele material). Acredito que bem menos que dez vezes por dia, com sorte uma vez.

Mas porque?

O Motivo

Primeiro vamos esclarecer uma coisa, a grande maioria das pessoas que cria algum material para ensinar faz isso como uma maneira de retribuir a comunidade. Eu aprendi muito nos meetups, eventos, grupos do slack e por ai vai. Mesmo sem saber de tudo, eu acredito que tenho os meus dois centavos para oferecer para alguém que não tenha esses dois centavos. As pessoas não criam esse material para serem glorificadas pela multidão de leitores, mas para fomentar a troca de conhecimento dentro da comunidade.

Só que é intrínseco do ser humano a motivação que surge do reconhecimento.

Pegue um autor muito bom que você gosta de ler. Ele publica sempre um material muito legal que te ajuda a se manter atualizado, entender coisas complexas ou aprender ainda mais sobre coisas que você quer dominar. Agora tenha em mente, que ele como todas as outras pessoas tem uma série de dificuldades, problemas, trabalho, família, lazer e tantas outras coisas. E o que pode levar ele a fazer o post da semana que vem, ou deixar isso pra lá, pode ser o seu comentário. Pode ser aquele tímido "Nossa, muito bacana!" ou até mesmo um "Show!", ou quem sabe um depoimento seu, contando como aquele material te ajudou. Tudo isso se torna motivação para quem está compartilhando conteúdo, pois deixa claro que tem alguém que está tirando proveito daquilo. Que está aprendendo, crescendo, se desenvolvendo.

Existe  muita coisa boa por ai, material de pessoas "desconhecidas" que podem começar a ser compartilhado e ir para na sua timeline por acaso, mas que muda a maneira como seu mundo gira. E se a primeira pessoa não tivesse compartilhado, você nunca veria aquilo.

Então, quando você consumir um texto, video, paper, palestra (e gostar), encontre uma forma de agradecer o autor. Seja compartilhando, seja adicionando um comentário, seja mandando uma mensagem para ele (nem todo reconhecimento precisa ser público), seja como for, procure uma forma de agradecer por aquilo.

Essa pode ser a diferença entre ele continuar, ou parar. Pode ser isso que falte para ele se realizar. Pode ser que aquele obrigado, aquele elogio, faça o dia dele muito melhor. Pode ser que aquele seu compartilhamento leve aquele post a muitas pessoas que precisam daquele conteúdo. Tudo isso, pode ser a diferença. Você pode ser a diferença.

Duvidas? gostou? Me acha um idiota?

Comenta ai!!

Angeliski